O mercado atual se depara com um novo cliente: exigente e que escolhe muito bem as empresas em que confia. Devido à extensa oferta de produtos e serviços de empresas com os mais diferenciados perfis, para conquistar esse consumidor, o fator mais importante é manter uma atuação impecável.
Nos moldes desse novo cliente, uma empresa precisa atender as demandas e necessidades mais básicas, estar sempre atenta e responder com agilidade à qualquer ocorrência. Por isso, para se manter atuantes, muitas empresas têm investido na atuação proativa.
Em seu conceito mais básico, a proatividade significa antever uma situação e resolvê-la antes mesmo que ela aconteça. Portanto, para ser proativa, uma empresa deve analisar seu processo e o trato com clientes e, a partir disso, conseguir encontrar um padrão, buscando precaver situações que poderiam se tornar um problema.
Conheça os benefícios da Logística Proativa
Para a logística, a proatividade se apresenta, especialmente, como uma maneira de reduzir custos, melhorar a relação com o cliente e aumentar a satisfação do consumidor. No contexto da Logística Proativa, toda a operação do setor é pensada para antever oportunidades e minimizar problemas.
Redução de custos
Uma das vantagens da proatividade na logístia é a redução de custos em relação à entregas, reentregas e devoluções. Assim, em vez de apenas combinar com o cliente que o pacote será coletado em sua residência, o entregador pode entrar em contato e marcar um horário. Isso reduz as chances de o entregador encontrar uma casa vazia e perder a viagem, gastando combustível e tempo.
Melhora no relacionamento com o cliente
Usar o Atendimento ao Cliente de maneira estratégica é parte importante das táticas da Logística Proativa. É por meio do atendimento que se pode medir o nível de satisfação do cliente e, usando esse meio para entender as aflições do consumidor, a empresa pode usar a ferramenta de maneira mais espontânea para atender ao consumidor futuro.
Por exemplo, como é um processo longo e com várias etapas, podem acontecer problemas ou atrasos na logística. Por isso, caso algo fora do normal ocorra, a prática proativa fará com que a empresa informe o cliente da ocorrência, da resolução do problema e do novo prazo de entrega antes que ele note a falha.
Consequentemente, essa prática reduz as reclamações e melhora a satisfação geral dos clientes. Isso acontece porque, quando uma empresa resolve um problema antes que o cliente consiga exigir uma solução, a reação dele é de surpresa. Também mostrando que os processos da transportadora estão funcionando como deveriam.
Tudo isso se torna um diferencial para o seu negócio e uma prova de valor para o cliente, que tem suas urgências atendidas antes mesmo de expressá-las. Se você estiver buscando por uma transportadora que trata seu processo com proatividade e agilidade, conheça a Diálogo e peça um orçamento.