As tabelas de preço dos Correios vêm sofrendo reajustes anuais. Para quem tem contrato com a empresa, o valor de entregas locais e interestaduais aumentaram. Mesmo que o preço cobrado por serviços acompanhe o movimento da economia, algumas vezes – como nesse caso – os reajustes não condizem com o que é oferecido.
O que costumava ser a opção mais barata e prática para e-commerces fazerem suas entregas tem se tornado, cada vez mais, uma saída incerta. Apesar de ganhar no preço em alguns casos, o custo benefício não é vantajoso por não oferecer segurança no prazo e na efetivação do frete. Além disso, a burocracia complica a comunicação entre quem está enviando um produto e os Correios.
Confira algumas mudanças que aconteceram nas tabelas e regras dos Correios de 2017 para cá:
Classificação dos destinos
No início de 2017, os Correios mudaram a classificação dos destinos. Antes eram categorizados como Local (na mesma cidade), Estadual (no mesmo Estado) e Interestadual (em estados diferentes). Agora, a abrangência das entregas Locais é maior. Por um lado é vantajoso porque cidades perto são taxadas com o mesmo valor, reduzindo o custo e facilitando a entrega de produtos. Por outro, a decisão acaba criando um desequilíbrio competitivo, pois oferece vantagem para encomendas que vêm de mais perto.
Benefícios por modelo de negócio
O conjunto de benefício oferecido pelos Correios depende do tamanho da empresa que envia as encomendas, do seu modelo de negócio e da frequência que usa o serviço. Veja a tabela referente a Lojas virtuais, que são classificadas como clientes que comercializam produtos por meio de sites próprios e contratam os Correios para entrega da mercadoria:
Tabela extraída do comunicado oficial enviado pelos Correios.
A ideia é incentivar que as empresas mantenham vínculo de maior volume com os Correios, mas o preço oferecido pela empresa está longe da qualidade esperada.
Diálogo: melhor custo benefício
Para não depender das mudanças de preços e regras dos Correios, procure por empresas que mantém uma política constante de valores acordados em contratos. A Diálogo Logística oferece segurança ao contratante, garantindo rapidez na entrega e controle da logística – o comerciante consegue acompanhar onde está o produto que enviou e tem um atendimento personalizado que pode ser acionado toda vez que surgir alguma dúvida ou precisar de alguma informação.
Além disso, por contrato, caso aconteça algum imprevisto e a encomenda não chegue ao destino, a carga é 100% assegurada, ou seja, a Diálogo reembolsa ao cliente o valor total constante na Nota Fiscal da carga. As empresas de entrega oferecem a expertise necessária para escolher as melhores rotas e oferecer um serviço de qualidade no qual o comerciante pode confiar.
Se colocarmos na balança o custo e o benefício, transportadoras como a Diálogo saem na frente dos Correios por serem mais abertas a negociações, garantirem segurança, fazerem pacotes em longo prazo e possuírem atendimento facilitado.
A Diálogo Logística oferece o serviço de frete terceirizado para mais de mil cidades do sul do país. Com 36 filiais, garante a agilidade de entrega de 200 mil produtos por mês, em média. Conheça os benefícios da empresa e faça um orçamento.