Big Data para Logística: como utilizar a análise de dados para intensificar as atividades da área

O maior interesse das organizações em entender o grande volume de dados produzido por suas atividades é o fornecimento de insights. Eles devem gerar valor para as tomadas de decisão e facilitar o olhar estratégico sobre o todo ou determinada área. Neste caso, estamos falando sobre a logística.

Aplicar inteligência sobre os dados gerados pelo setor pode promover uma melhor alocação de recursos e investimentos mais eficientes. Para isso, o Big Data deverá coletar informações sobre todo o processo logístico.

Por exemplo, um processo de compra online gera dados em todas as etapas: características do produto, quantidade comprada e local de entrega. Mais tarde, estes dados poderão ser cruzados com as informações de picking, conferência e embalagem. Por fim, todos estes dados se juntarão às informações de transporte: trajeto, gasto com combustível, possíveis ocorrências, etc.

Desta maneira, é possível gerar insights para melhorar diversas atividades dentro da área logística. Por isso, reunimos aqui algumas das usabilidades do Big Data e os benefícios que essa ferramenta traz.

 

 

Potencializar a logística com o Big Data

A mineração de dados possibilitou o acesso a maiores informações sobre diversas áreas que alimentam a logística e que são alimentadas por ela, como a cadeia de suprimentos. Para o caso do Supply Chain, a análise do Big Data traz uma possibilidade de ser mais ágil.

Por exemplo, caso ocorra um atraso com o fornecedor que impactará na entrega, o cliente poderá ser informado. O atraso ainda existirá, mas o cliente terá a informação.

Com o auxílio do Big Data também é possível reduzir os custos operacionais de logística, realocando recursos e tornando as operações mais enxutas. Por meio do cruzamento de dados e análise de informações, é possível, também, entender onde estão os gargalos no processo de entrega e como promover sua correção.

 

Leia também: Logística para E-commerce: como reduzir custos e encantar seus clientes

 

Além disso, é possível potencializar a entrega na última milha, como é chamado o caminho que a encomenda faz do centro de distribuição ao endereço do cliente. Informações de entrega já realizadas podem ser cruzadas com dados de software de roteirização para encontrar possíveis dificuldades e otimizar a rota.

A análise do Big Data na logística traz diversos benefícios, desde questões operacionais até a tomada de decisões estratégicas, e prestar atenção aos dados gerados pelo setor pode ser o diferencial na estratégia adotada.

Assim como o Big Data, a Inteligência Artificial também tem transformado a área da Logística. Nós falamos sobre o assunto neste artigo e, para continuar por dentro da relação entre logística e tecnologia, continue acompanhando nosso blog e se inscreva na nossa newsletter.

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