Carros elétricos são uma boa alternativa na logística? Entenda os impactos e benefícios

Com crescimento em ritmo acelerado, o mercado de compra online tem movimentado todo o  ecossistema, incluindo o setor de logística. Com um grande volume de veículos especializados em transportes de carga circulando nas ruas para suprir as demandas de entrega sem perder a eficiência, também aumenta a emissão de gases poluentes. Diante deste problema, a questão que surge é: os carros elétricos são uma saída?

Antes de responder essa pergunta, é importante destacar o impacto que esse segmento apresenta para o meio ambiente. De acordo com o relatório apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), 14% das emissões de gases de efeito estufa no ano são gerados a partir do setor de transporte. Além disso, 70% das irradiações globais de CO2 também são de responsabilidade da queima de combustíveis fósseis. 

Considerando esse cenário, a adoção de alternativas menos nocivas ao meio ambiente deve ser vista como prioridade pelas empresas que atuam nesse nicho, buscando minimizar os impactos causados e auxiliar na preservação dos recursos naturais.

Nesse artigo você vai conhecer o que chamamos de logística carbono zero e, ainda, quais são os benefícios dos carros elétricos, não somente para o meio ambiente, como também para agregar valor nas entregas last mile. Acompanhe!

 

Logística zero carbono: por que os carros elétricos são uma tendência?

Sabemos que a alta emissão de dióxido de carbono é uma das grandes responsáveis pela poluição do ar, principalmente nos centros urbanos. Com o aumento constante no tráfego e participação direta de veículos de transporte dentro de operações logísticas, esse cenário recebe um sinal de alerta para que algumas medidas importantes sejam tomadas a fim de minimizar os resultados negativos causados ao planeta. 

Hoje, grande parte das frotas utilizadas nas operações nacionais ainda não adotaram os carros elétricos. Os veículos de motores de combustão interna ainda são os mais comuns. Para que esse tipo de mecanismo funcione, é necessário que haja queima de combustível líquido – como gasolina, diesel ou biocombustível – ou de combustível gasoso, como é o caso do gás natural. Todos eles emitem CO2, são poluentes e causam efeito estufa. 

Em países como a Noruega, Reino Unido e Japão, os carros elétricos já são mais acessíveis e a estrutura é preparada para possibilitar uma logística zero carbono.  

Mesmo que ainda com pequenos passos, reduzir a emissão de CO2 é um compromisso mundial, capaz de ser alcançado com a participação de todos, principalmente de empresas que atuam em setores de alto impacto, como a logística. 

 

Carros elétricos X motores de combustão

Ao contrário do funcionamento de um motor de combustão interna, os carros elétricos são movidos à eletricidade, compostos por motores elétricos, caixas de redução e baterias. Com a mecânica mais simples que um motor de combustão, esse tipo de veículo proporciona uma manutenção mais barata e também consumo e eficiência energética melhores.

Assim, fica mais que atestado que os carros elétricos são ótimas alternativas para a logística. Além de apresentarem benefícios importantes para o meio ambiente, eles também podem ser grandes aliados para a experiência no last mile.

Atentas a esses benefícios, empresas de grandes nomes no mercado já estão se movimentando e incluindo os carros elétricos em suas frotas, como é o caso da Amazon, Via VarejoNestlé, Natura e Ambev

 

Benefícios dos carros elétricos para a entregas last mile

Os benefícios dos carros elétricos para a logística são inquestionáveis, e não é à toa que fazem parte das principais tendências para os próximos anos. A utilização desse tipo de veículo para entregas de última milha pode ser considerada, então, uma das soluções mais interessantes para quem está de olho na logística verde. 

Veja a seguir como os carros elétricos podem valorizar ainda mais a última etapa dentro de uma operação logística e levar mais vantagens para as empresas:

  • Baixo consumo de combustível
  • Economia na operação
  • Baixa necessidade de manutenção
  • Mobilidade sustentável
  • Maior eficiência da frota
  • Em algumas cidades é permitido que os carros elétricos circulem por faixas especiais, reduzindo o tempo em trânsito.

Respondendo a pergunta principal deste artigo, os carros elétricos não são apenas uma alternativa na logística, como também são o futuro das entregas em todo o mundo. 

É evidente que a mudança ainda está no começo e apresentará resultados gradativos conforme sua adoção. Para que isso aconteça, será necessário contar com o desenvolvimento da tecnologia e de toda infraestrutura necessária. Dessa forma, a logística verde ganhará espaço, suporte e, principalmente, força para reduzir os impactos no meio ambiente e fortalecer seu valor perante a sociedade.

Quer ficar por dentro das novidades da logística e como as tendências estão movimentando o mercado? Continue acompanhando o nosso blog e nossos materiais!

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Carros elétricos são uma boa alternativa na logística? Entenda os impactos e benefícios

Com crescimento em ritmo acelerado, o mercado de compra online tem movimentado todo o  ecossistema,...

Lockers: saiba como o varejo está inovando na logística urbana e acelerando as entregas

Quem tem o hábito de comprar online sabe que o prazo de entrega e o...