O comércio eletrônico tem conquistado clientes ano a ano. Após a quebra de alguns paradigmas e da resistência de muitos consumidores em relação às compras on-line, muitos já perceberam as vantagens de adquirir produtos pela internet. Para se destacar entre a infinidade de e-commerces existentes no mercado, sua loja deve buscar diferenciação no contato com o consumidor, de ponta a ponta.
Além do bom atendimento, procedimentos seguros e preços mais competitivos, as lojas virtuais podem ter na embalagem uma ótima aliada para encantar o cliente. Um “detalhe” que pode fazer diferença e deixar uma ótima impressão junto ao consumidor. Assim, selecionamos algumas dicas que podem ajudar o seu e-commerce a preparar as embalagens dos produtos enviados. Confira!
Proporcione uma experiência ao consumidor
A primeira interação que o cliente terá com a sua marca consiste em “desempacotar” a encomenda recebida. Por isso, avalie qual embalagem é mais adequada e fácil de ser aberta. O cuidado e o capricho ao embalar a encomenda do consumidor também serão facilmente percebidos por ele. Portanto, considere essa uma etapa fundamental no processo de venda de seu e-commerce.
Considere a característica de cada produto
Dimensões e peso são algumas das características que devem ser levadas em conta no momento de embalar os produtos e enviá-los ao consumidor. Verifique também o tamanho e peso do produto e disponibilize embalagens adequadas. Considere a fragilidade dos produtos que serão enviados, armazene-os em embalagens resistentes e envolva as peças em plástico bolha ou outros materiais que evitem a sua quebra. Se possível, também sinalize as caixas frágeis para que, no momento do manuseio, nada seja danificado.
Trabalhe a marca
Não esqueça que a embalagem é mais uma oportunidade de divulgação da sua marca. Por isso, não deixe de representar sua empresa nela. Pode ser uma caixa, uma tag com informações sobre o produto ou um cartão. Analise qual a melhor opção para o produto embalado e utilize o recurso mais apropriado para reforçar sua marca e encantar o cliente.
Fuja do comum
Fitas, caixas coloridas, embalagens que são fáceis de serem abertas pelo consumidor – mas que são seguras para o transporte – e até bilhetes personalizados. Surpreenda o seu cliente saindo do comum e potencialize a experiência.
Outras dicas importantes
Lembre-se que a embalagem é fundamental para encantar o cliente. Afinal, é ela quem protege o produto e garante que ele chegará em perfeito estado ao destino final. Uma das opções dos e-commerces consiste em escolher tamanhos fixos de embalagens que, quando compradas em grande quantidade, se tornam mais baratas.
É fundamental também considerar todo o trajeto que será feito pela encomenda. Caminhões, aviões de carga, esteiras, balanças… A embalagem está preparada para enfrentar todo o percurso previsto sem ser danificada ou sem que o produto seja danificado?
Considere que o investimento em embalagem pode evitar prejuízos tanto ao consumidor quanto ao próprio e-commerce, já que repor uma mercadoria nova pode custar caro à loja virtual. Isso porque, além do custo atrelado à reposição, a empresa terá que lidar com a frustração do cliente.
Não se esqueça de que cada uma das etapas de compra ajuda a compor a experiência final do consumidor. Por isso, invista em todas elas – principalmente naquela que garante a chegada do produto em perfeitas condições.
Com informações de: E-commerce Brasil e Shopify