No próximo mês uma data muito importante para o comércio – em especial, para o eletrônico – é comemorada: a Black Friday, que está prevista para o dia 24 de novembro. Conforme dados do Ebit, em 2016 as vendas no período subiram aproximadamente 17% em relação ao ano anterior. Para 2017, estima-se que as vendas feitas somente por comércio eletrônico recebam um incremento de até 20% – conforme informações do Google. A empresa também frisou que o período representa o pico de utilização do buscador.
São muitos os sinais que mostram o potencial da Black Friday para os e-commerces. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar na preparação de sua loja virtual para um dos momentos mais esperados do ano.
1 – Fique atento ao estoque
A Black Friday consiste em um período de aumento substancial das vendas. Por isso, é importante que seu e-commerce prepare o estoque. Considere quais os produtos mais vendidos e o perfil dos consumidores e reforce o estoque, mas tenha cautela para não adquirir produtos em excesso. Dessa forma, é possível atender à demanda sem prejuízos ao orçamento.
2 – Capacite sua equipe de atendimento
Com o aumento no número de acessos ao seu e-commerce, muitos questionamentos podem surgir por parte dos consumidores. Por isso, é essencial que sua equipe de vendas/atendimento esteja alinhada. Analise as principais dúvidas dos clientes, as intercorrências que podem existir no processo de compra e como solucionar os problemas enfrentados. Não deixe o cliente sem resposta, nem faça com que problemas técnicos o impeçam de realizar a compra.
3 – Disponibilize condições de pagamento competitivas
Cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Ofereça condições que facilitem o processo de compra do cliente, já que muitos aguardam ansiosamente por esse dia. Como há uma grande opção de ofertas na Black Friday, as condições de pagamento oferecidas podem ser o fator decisório para a compra em seu e-commerce. Lembre-se também que a data é uma das que mais movimenta o comércio eletrônico no ano e que os valores gastos nas compras são considerados altos. O ticket médio do Black Friday do ano passado, por exemplo, foi de R$ 653. Ou seja, o consumidor está disposto a desembolsar um pouco a mais – resta ao seu e-commerce mostrar os motivos de ser o escolhido por ele.
4 – Cumpra os prazos de entrega acordados
Com o aumento significativo da demanda, os prazos de entrega de seu e-commerce merecem atenção redobrada. É importante frisar que trata-se de um período atípico e que as datas de entrega devem ser acordadas e cumpridas. Muitos consumidores, inclusive, já estão preparados para esperarem mais tempo por suas encomendas. Por isso, estime datas possíveis de serem cumpridas e alinhe-as com o seu parceiro logístico. Dessa forma, não serão criadas expectativas junto ao cliente.
5 – Ofereça descontos vantajosos
Os consumidores estão cada vez mais atentos aos valores aplicados no período da Black Friday. Por isso, é muito importante que sua loja ofereça descontos reais aos clientes. Os e-commerces que tentam “maquiar” preços e forjar descontos acabam desgastando sua própria imagem no mercado. Sendo assim, analise a margem disponível em sua loja virtual e busque oferecer descontos competitivos e atraentes.
A Black Friday consiste em uma oportunidade para o seu e-commerce ganhar visibilidade junto aos consumidores. Por esse motivo, é essencial estar preparado para ela. Não deixe de acompanhar nosso blog, pois abordaremos outros temas referentes à data e que podem impactar significativamente o seu negócio.