O aumento dos impostos incide diretamente nos custos dos serviços prestados pelas empresas e no preço do produto ao consumidor final. Neste cenário, a logística é um dos serviços mais impactados, já que o incremento no preço dos combustíveis acontece com frequência. No e-commerce – que depende diretamente dos serviços de transportadoras para realizar a entrega dos produtos – o impacto pode ser ainda maior.
Para que seja possível reduzir os custos de transporte do seu e-commerce, é necessário observar quais etapas podem ser otimizadas. Com isso, é possível que sua empresa consiga se tornar ainda mais competitiva em relação à concorrência.
Analise as rotas feitas pela transportadora
Se você perceber que há um grande fluxo de entregas em uma mesma área, busque otimizar o transporte do seu e-commerce. Serviços de transporte focados em regiões podem agilizar as entregas e reduzir custos. Com um grande volume de produtos circulando em uma mesma rota é possível uma negociação mais rentável junto às transportadoras, que poderão se dedicar melhor ao cumprimento dos prazos.
Considere os períodos de venda sazonais
Muitos e-commerces apresentam um acréscimo de vendas sazonal durante o ano. Considerar estes períodos e alinhá-los com a empresa responsável pelas entregas pode ser uma alternativa para reduzir custos. Nos momentos onde as vendas são mais baixas – e consequentemente, as entregas também –, negocie com a transportadora como e onde podem ser minimizados os gastos com transporte, para que as entregas não sejam onerosas para ambos.
Estabeleça parcerias
Uma ótima alternativa para aumentar a eficiência das entregas de seu e-commerce é firmar parcerias com empresas de logística. Com o transporte centralizado nessas empresas, é possível criar uma relação de fidelidade, que pode render melhores condições de pagamento e/ou descontos. As parcerias também podem resultar em um serviço de entrega mais ágil, com redução de prazos ao cliente final.
Agende as entregas
Tente negociar os prazos com o seu cliente. Trata-se de uma ótima opção para reduzir o custo do transporte do seu e-commerce e efetuar com sucesso a entrega. Em rotas pouco comuns, essa opção se torna ainda mais indicada. Para os clientes que apresentam horários restritivos para receber as mercadorias, essa também pode ser uma ótima alternativa. Assim, dificilmente serão feitas diversas tentativas para efetuar a entrega – o que gera um custo maior à transportadora, e que recai sob o e-commerce.
Analise qual o modal mais adequado
Avalie as especificidades do seu público e do seu produto, e escolha o modal mais adequado para efetuar o transporte. Mas não esqueça de considerar alguns pontos: o preço, a efetividade da entrega e a vulnerabilidade aos fatores externos. Muitos modais podem ser mais baratos, porém, apresentam um grande número de extravios ou atrasos na entrega. Em contrapartida, outros podem ser mais rápidos e seguros, mas extremamente caros. Buscar o equilíbrio é essencial, pois o aumento do preço nos serviços de transporte impacta diretamente no cliente final e na competitividade do seu negócio.