A prática conhecida como BID já é muito comum em outros setores. O termo é originário do inglês, do verbo to bade, que pode ser traduzido livremente como ofertar, fazer um lance.
Recentemente a logística passou a adotar também o BID, com a ampla concorrência e com o mercado cada vez mais acirrado. Realizar o bidding process (ou, como adaptado ao português, bidar) é reduzir custos, promovendo uma espécie de pregão ou leilão entre concorrentes.
O que é BID de fretes?
O BID de fretes consiste, basicamente, em convidar algumas empresas transportadoras para uma concorrência, semelhante a um momento de leilão. Os convites costumam ser enviados para um grupo pequeno de empresas pré-selecionadas e que se encaixam nos critérios básicos de fornecimento do serviço.
Quais as vantagens e desvantagens para a sua empresa?
Realizar um BID de frete pode servir para contratar uma transportadora pelo preço mais baixo do mercado ou para garantir que sua empresa está pagando um preço justo pelo serviço. Também pode servir para impor condições essenciais de trabalho à transportadora.
Em contrapartida, o processo de BID de fretes costuma ser lento, pois envolve diversas empresas e fatores externos. Escolher pelo menor preço pode ser uma grande dor de cabeça para a sua empresa, visto que muitos concorrentes não conseguem cumprir o que prometeram no processo de BID, seja por não ter estrutura ou mesmo por prometer mais do que podia entregar, apenas para vencer a concorrência.
Quando você impõe um preço ou baixa muito a média de preços praticados, pode acabar perdendo os melhores fornecedores, que acabam não vencendo ou nem participando do BID de fretes pois nem sempre têm o menor preço, mas podem entregar o melhor resultado.
Pontos de atenção para o momento do BID
Se a sua empresa optou por realizar um BID de frete, fique atento a alguns pontos principais:
- Custos: desconfie de valores muito abaixo do mercado. Quem promete muito pode estar apenas tentando vencer a concorrência sem se importar com a entrega após a contratação;
- Prazos: avalie os prazos prometidos pelos concorrentes. Prazos curtos demais são sinal de alerta, bem como prazos indefinidos ou muito extensos podem prejudicar o seu negócio;
- Trajetória da transportadora: conheça a história da empresa e procure conhecer o seu know-how. Contrate transportadoras de confiança e com bom histórico perante seus clientes;
- Necessidades da empresa: elenque as necessidades da sua empresa antes de escolher a sua transportadora. Não adianta contratar um parceiro que é barato, mas não é ágil, se o que você precisa é entregar suas mercadorias no menor tempo possível, por exemplo.
Se você optou por realizar um BID de fretes, fique atento a todo o processo e acompanhe a empresa para conhecê-la. Afinal, a transportadora irá representar a sua marca perante o consumidor final.
Por isso, nem sempre o menor preço é a melhor escolha. Conheça os serviços da Diálogo, uma empresa que preza pela excelência e investe constantemente na melhoria dos serviços.