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Dia dos pais: 5 ações para conquistar mais clientes no e-commerce

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As compras pela internet revolucionaram o comportamento dos consumidores. E com o dia a dia agitado, se tornou uma das principais opções. É uma tendência que vem crescendo: apesar da recessão econômica, em 2016 as vendas no e-commerce cresceram 7,4%, se comparadas ao ano anterior.

Datas comemorativas movimentam o comércio em todo o País e com o e-commerce não é diferente. E neste mês uma data pode ajudar essa movimentação: o Dia dos Pais. Mas com tanta oferta, o que a sua loja virtual pode fazer para conquistar mais clientes e melhorar a experiência de compra?

Separamos algumas ações possíveis de serem aplicadas em seu e-commerce, para que a data seja mais uma oportunidade de atrair e fidelizar clientes.

1 – Considere o público-alvo

Lembre-se que a data é democrática e os potenciais consumidores podem estar por toda a parte. Portanto, analise qual a linguagem será adotada, os valores aplicados e a variedade de produtos que será oferecida. Se o seu e-commerce possui um público-alvo limitado, essa pode ser a chance de conquistar novos consumidores.

2 – Ofereça preços competitivos

Com a queda do poder aquisitivo da população, um hábito ganhou ainda mais força entre os consumidores brasileiros: a pesquisa de preço antes de efetuar a compra. Se em lojas físicas isso já é feito, o que dizer do e-commerce? Bastam poucos cliques para que você confira se a compra vale a pena e se outras lojas aplicam descontos mais vantajosos. Para conquistar mais clientes, busque aplicar preços mais competitivos. E não esqueça que esta pode ser a oportunidade de alcançar um público diferenciado. Se no Dia dos Pais o consumidor conseguiu encontrar o que procurava por um preço razoável, porque não voltar em outra data comemorativa?

3 – Facilite o acesso do consumidor aos produtos

Não há nada pior que acessar uma loja virtual, passar alguns minutos procurando determinado produto e não encontrá-lo. Muitas vezes, a loja oferece o produto em questão, mas ele estava “escondido” em infinitas abas/janelas. Uma alternativa para minimizar o problema consiste na criação de espaços específicos no site em períodos de datas comemorativas. Que tal fazer um mix de produtos e centralizá-los em uma única aba? A iniciativa pode poupar tempo do consumidor e tornar o processo de compra mais eficiente.

4 – Esteja atento aos prazos de entrega

Quando falamos em datas comemorativas, a principal preocupação do consumidor consiste na entrega do produto. Será que meu pedido chegará a tempo de presentear quem amo? Vale a pena arriscar, já que o atraso pode comprometer a data de maneira definitiva? O receio se torna ainda maior quando o consumidor – ou alguém próximo – viveu uma experiência como essa. Por isso, os e-commerces devem estar atentos aos prazos estipulados e a possibilidade de cumprimento deles. Se necessário, aumente sua capacidade de atendimento no que diz respeito à entrega das mercadorias. Só não faça seu cliente passar pela experiência indesejável de não receber o produto no prazo estabelecido, pois dificilmente ele voltará a comprar em sua loja.

5 – Divulgue: quem não é visto não é lembrado

O Dia dos Pais é uma data importante para o comércio brasileiro. Apesar de não ser tão expressivo quanto o Natal e o Dia das Mães, por exemplo, apresenta um acréscimo nas vendas a cada ano. Somente as lojas virtuais tiveram um aumento de 25% nas vendas em 2015, de acordo com dados da E-bit. Investir na divulgação de seu e-commerce pode ser uma oportunidade. E não esqueça de considerar quais serão os meios para atingir o público que deseja. E-mail marketing e anúncios nas redes sociais podem ser algumas alternativas. Analise com sua equipe e trace a melhor estratégia para a captação dos potenciais clientes.

Não esqueça que uma boa experiência de compra é definitiva para conquistar mais clientes. E um cliente satisfeito é a melhor divulgação que sua marca pode ter no mercado.

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