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Dia do cliente: 5 dicas para fidelizar clientes do seu e-commerce

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O cliente é peça fundamental em um negócio. É ele quem norteia as soluções/produtos que sua empresa oferece e que paga pelos serviços. Muitos autores, inclusive, o definem como a “razão de ser” das empresas. Neste mês, um dia é destinado exclusivamente para ele. Em 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente e sua empresa não pode deixar a data passar em branco.

O período consiste em uma ótima oportunidade para potencializar seu e-commerce e fidelizar clientes. Mas para registrar boas vendas é necessário traçar estratégias para atrair os consumidores. Por isso, separamos cinco dicas que podem ajudar o seu e-commerce a vender mais e valorizar a peça-chave do seu negócio: o cliente.

1 – OFEREÇA PROMOÇÕES

Disponibilize ao seu cliente descontos que sejam realmente atrativos e vantajosos. O Dia do Cliente é uma data explorada por diversos players do mercado e chama a atenção do consumidor. Para oferecer uma experiência de compra bem-sucedida, antes mesmo de lançar a promoção, verifique a sua capacidade de atender a demanda (tanto do ponto de vista de entrega quanto de estoque). Não esqueça que as promoções também podem ser ótimas aliadas para fidelizar clientes.

2 – VALORIZE O SEU CLIENTE FIEL

Seu e-commerce pode registrar uma infinidade de vendas, mas é essencial que você observe (antes mesmo da data) quais os clientes que, independentemente do período, são fiéis e sempre compram em sua loja. Para eles, destine uma atenção exclusiva. Podem ser oferecidos descontos diferenciados ou o envio de uma mensagem personalizada (via e-mail, SMS, WhatsApp e redes sociais). O objetivo é mostrar que seu e-commerce conhece o cliente e valoriza a sua fidelidade.

3 – DISPONIBILIZE AS INFORMAÇÕES DE MANEIRA INTUITIVA

Não faça o consumidor perder tempo procurando as promoções relacionadas ao Dia do Cliente. Centralize-as em uma única aba. Se houver um desconto aplicável a todos os produtos, disponibilize a informação de maneira destacada. Elimine também etapas do cadastro que não são úteis e otimize o processo de compra.

4 – FIQUE ATENTO AO ATENDIMENTO PRESTADO

Em datas sazonais como o Dia do Cliente, redobre a atenção. Esteja disponível para esclarecimentos sobre as promoções oferecidas e a disponibilidade dos produtos. Não esqueça que, devido ao aumento dos acessos e das compras, problemas no processo de cadastro ou na finalização das compras podem ser mais frequentes que o habitual.

5 – GARANTA UMA ENTREGA SEGURA E RÁPIDA

O Dia do Cliente pode ser uma oportunidade de fazer o consumidor conhecer melhor o seu e-commerce. Por isso, além de todo o auxílio no processo de efetivação da compra no site, não esqueça de oferecer uma entrega ágil e um valor de frete competitivo, que atraia o cliente. Garanta que o produto será entregue no prazo combinado e chegará em perfeitas condições na casa do consumidor. Atitudes como essas podem ajudar seu e-commerce a fidelizar clientes e se tornar ainda mais competitivo.

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