Blog
Diálogo
Logística Inteligente

Gargalos na logística: conheça 3 maneiras simples de evitar os obstáculos na sua operação

Gargalos na logística: conheça 3 maneiras simples de evitar os obstáculos na sua operação

em por

No processo produtivo de uma empresa, todas as etapas precisam funcionar no mesmo ritmo para que não haja atrasos no produto final e nem percalços no caminho. É comum, porém, que aconteçam “estrangulamentos” na produção e uma das etapas não funcione exatamente como deveria.

Nesses casos, quando uma das etapas atrapalha o resultado final, estamos diante de um dos pesadelos da produção: os gargalos. Eles são obstáculos no processo produtivo. E podem surgir em qualquer etapa e causando queda no desempenho geral das atividades da empresa.

As consequências desses gargalos vão muito além de um processo produtivo falho. Elas envolvem uma elevação nos custos de produção, uma equipe menos produtiva e estressada e a insatisfação dos clientes.

 

Elimine os gargalos na logística

Gargalos na logística: conheça 3 maneiras simples de evitar os obstáculos na sua operaçãoA área logística de uma empresa possui diversos desafios e nela podemos encontrar diversos gargalos, desde os internos até os externos. Os gargalos externos estão além das atividades da empresa e envolvem a ação governamental, por exemplo, como a pavimentação de estradas e sucateamento de portos.

Mas não é sobre esses gargalos que falaremos hoje. Neste post, falaremos sobre os gargalos internos da empresa, aqueles que aparecem nas etapas logísticas desde o picking até a entrega final ao destinatário.

Listamos abaixo algumas das etapas da produção que mais comumente podem causar gargalos:

  • Custos de transporte e estoque
  • Mão de obra qualificada
  • Níveis de equilíbrio de estoque
  • Falta de integração entre os setores
  • Roteirização de entrega

Felizmente, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para resolver esses gargalos e retomar a atividade logística em sua totalidade. Confira:

 

1 Investir em tecnologia

Gargalos na logística: conheça 3 maneiras simples de evitar os obstáculos na sua operaçãoO uso da tecnologia é, sem dúvida, o passo mais indicado para a resolução dos problemas logísticos. Com ela, você diminui o tempo de determinadas atividades, é mais ágil nos processos e aumenta as chances de acerto.

Com a ajuda de softwares de gestão logística e aplicativos especializados, é possível diminuir o tempo gasto com roteirização de entregas, integração entre setores da empresa e calcular o nível de equilíbrio de estoque.

 

2 Aplicar a Logística Proativa

Nossa segunda dica é aplicar os princípios da Logística Proativa em todas as etapas da operação do setor. Nesse contexto, então, todo o processo é pensado para minimizar problemas nas atividades da empresa, funcionando como uma prevenção total contra gargalos.

Aplicar a Logística Proativa significa que a equipe precisará agir antes que o problema aconteça, o que requer um diagnóstico constante das atividades e um olhar atento à operação.

 

3 Contratar uma transportadora especializada

Gargalos na logística: conheça 3 maneiras simples de evitar os obstáculos na sua operaçãoUma das alternativas mais viáveis para resolver os gargalos logísticos e ter qualidade nas entregas é contar com uma transportadora especializada como parceira.

Optando por contratar uma transportadora, você não apenas resolve os gargalos da logística. Você também reduz seus custos de transporte e estoque e libera sua equipe para outras atividades.

A Diálogo Logística é uma transportadora preparada para atender às suas necessidades. Atuamos com proatividade, tendo a excelência no atendimento ao cliente como pilar e o investimento em tecnologia como essencial.

Temos o know-how ideal para ajudar o seu negócio a ter um diferencial competitivo em experiência de entrega e atendimento ao cliente. Vamos conversar? Saiba quem somos e peça um orçamento!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *